“As particularidades comunicativas das actuais TIC possibilitam a adopção de uma nova definição do tempo e do espaço escolar (…) flexível para adaptar-se às necessidades dos alunos e flexível para adaptar-se às mudanças da planificação e programação” (Silva, 2001)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Características dos blogues


Os blogues ao longo do tempo têm sido cada vez mais utilizados. Segundo (Coutinho, 2006, p. 3) um blogue pode ser descrito como um website “extremamente flexibilizado com mensagens organizadas em ordem cronológica reversa”. Os blogues podem ser pessoais ou coletivos, e podem ser públicos ou pertencer a uma comunidade fechada. No entanto “(…) os blogues, em geral, constituem comunidades abertas, de comentários e sugestões, disponibilizando links e, muitas vezes, proporcionando encontros formais ou lúdicos.” (Carvalho, Moura, Pereira, & Cruz, 2006, p. 1).  
Inicialmente o blogue limitou-se apenas ao formato em texto, mas com o aumento da sua divulgação e utilização surgiram blogues com outros formatos, tais como com fotos ou vídeos. A utilização deste recurso tornou-se num dos meios eletrónicos mais usados na educação, por serem uma ferramenta que facilita a interação entre professores, alunos e colegas. Como defende (Gomes, 2005, p. 5) “não estamos perante uma “moda” passageira mas sim perante um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino e de aprendizagem”




Referências bibliográficas

Carvalho, A. A., Moura, A., Pereira, L., & Cruz, N. (2006). Blogue: Uma ferramenta com potencialidades pedagógicas em diferentes níveis de ensino. Obtido em 3 de Outubro de 2012, de Repositórium da Universidade do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5915/1/3018.pdf
Coutinho, C. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores: um estudo exploratório. Obtido em 3 de Outubro de 2012, de Repositórium da Universidade do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6455/1/Artigo%20blogs%20SIIE06.pdf
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Obtido em 3 de Outubro de 2012, de Repositórium da Universidade do Minho: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf


2 comentários:

  1. Caras alunas,
    O vosso texto está com boa qualidade mas as referências bibliográficas possuem alguns erros.
    Sempre que se cita um autor deve incluir-se a página onde o texto citado se encontra. Os documentos que referem no texto possuem data (e muito bem) mas quando os colocam na bibliografia eles aparecem sem data (s.d.).
    Todos os documentos referidos na bibliografia são referidos no texto, por isso em vez de bibliografia devem ter referências bibliográficas.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Cara professora,
    já procedemos às alterações.
    Obrigada.

    ResponderEliminar