“As particularidades comunicativas das actuais TIC possibilitam a adopção de uma nova definição do tempo e do espaço escolar (…) flexível para adaptar-se às necessidades dos alunos e flexível para adaptar-se às mudanças da planificação e programação” (Silva, 2001)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Tarefa Jclic



Na unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação foi-nos proposto realizar uma atividade no Jclic, onde tivemos de construir uma bateria de jogos segundo um tema integrador e que fossem passíveis de realizar na sala de aula.
Esta bateria de jogos baseia-se no tema principal da gramática da Língua Portuguesa, as diferentes atividades destes jogos tem a intencionalidade educativa de trabalhar diferentes partes da gramática, como os antónimos, os sinónimos, os adjetivos, os nomes, o plural e singular, o masculino e feminino. Estes jogos têm como público-alvo o 3º Ano do Ensino Básico, por isso cada atividade foi construída com base nas metas de aprendizagem que os alunos do 3º Ano têm de cumprir na área da Língua Portuguesa. Segundo o tema tratado estes jogos podem servir de complemento à matéria dada em sala de aula.
Com isto pretende-se trabalhar e estimular estas diferentes áreas da gramática utilizando um caráter mais lúdico, mas tendo sempre uma forte componente educativa.



Fontes das imagens utilizadas no Jclic
Fontes das imagens

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    O ecrã de informação inicial não se lê por deficiente contraste com o fundo agravado pelo movimento das imagens.
    As mensagens iniciais são demasiado extensas (referido em aula) e, nalguns casos, não se conseguem ler.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Cara professora,
    Obrigada pelos comentários, já procedi às alterações que apontou.
    Obrigada.
    Cumprimentos
    Susana Fernandes

    ResponderEliminar