O jogo “Sistema Solar”, como o nome indica,
baseia-se nos constituintes do sistema solar, principalmente os planetas. Este
jogo tem como objetivo dar a conhecer às crianças os 8 planetas que constituem
o sistema solar, através de uma nave espacial da qual serão comandantes. A
viagem pelo sistema solar terá como objetivo conhecer cada planeta
individualmente, mas para isso a nave espacial deverá ser cautelosa no seu
caminho pois terá de evitar os obstáculos que encontra. Este jogo, tem
como público-alvo crianças do 4º ano do 1º ciclo, enquadrando-se na área do
Estudo do Meio.
Ao escolher este jogo como um exemplo de um jogo educativo surgiram
certas dúvidas no âmbito de este ser um bom jogo educativo, ou pelo contrário,
ser nulo em características educativas. Com isto elaborámos uma reflexão
crítica com base em alguns textos, com o intuito de esclarecer o que realmente
deve ser um bom jogo educativo, e nessa medida comparar o jogo "Sistema
Solar" como as características de o que deve ser um jogo educativo,
evidenciando quer os seus pontos positivos como os seus pontos negativos. Esta
reflexão é apresentada em baixo, tendo sido utilizado o Youblisher para
a apresentação deste documento
![]() |
Reflexão |
Caras alunas,
ResponderEliminara vossa reflexão leva em conta os dois textos que leram. No entanto, não considera o texto do Papert também sugerido para leitura.
Cumprimentos
Rosário
Cara professora,
ResponderEliminarjá incluímos o texto de Papert na reflexão.
Obrigada
Cumprimentos,
Susana Fernandes e Patrícia Galvão