“As particularidades comunicativas das actuais TIC possibilitam a adopção de uma nova definição do tempo e do espaço escolar (…) flexível para adaptar-se às necessidades dos alunos e flexível para adaptar-se às mudanças da planificação e programação” (Silva, 2001)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O jogo "Sistema Solar"

     

O jogo “Sistema Solar”, como o nome indica, baseia-se nos constituintes do sistema solar, principalmente os planetas. Este jogo tem como objetivo dar a conhecer às crianças os 8 planetas que constituem o sistema solar, através de uma nave espacial da qual serão comandantes. A viagem pelo sistema solar terá como objetivo conhecer cada planeta individualmente, mas para isso a nave espacial deverá ser cautelosa no seu caminho pois terá de evitar os obstáculos que encontra. Este jogo, tem como público-alvo crianças do 4º ano do 1º ciclo, enquadrando-se na área do Estudo do Meio.
    Ao escolher este jogo como um exemplo de um jogo educativo surgiram certas dúvidas no âmbito de este ser um bom jogo educativo, ou pelo contrário, ser nulo em características educativas. Com isto elaborámos uma reflexão crítica com base em alguns textos, com o intuito de esclarecer o que realmente deve ser um bom jogo educativo, e nessa medida comparar o jogo "Sistema Solar" como as características de o que deve ser um jogo educativo, evidenciando quer os seus pontos positivos como os seus pontos negativos. Esta reflexão é apresentada em baixo, tendo sido utilizado o Youblisher para a apresentação deste documento







Reflexão do jogo educativo
Reflexão

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    a vossa reflexão leva em conta os dois textos que leram. No entanto, não considera o texto do Papert também sugerido para leitura.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Cara professora,
    já incluímos o texto de Papert na reflexão.
    Obrigada
    Cumprimentos,
    Susana Fernandes e Patrícia Galvão

    ResponderEliminar